O que é CNH Digital?

cnh digital sp

O CNH digital, também conhecido como CNH-e, é um aplicativo criado para trazer praticidade aos seus usuários.

O aplicativo surgiu de uma parceria entre a empresa de tecnologia da Receita Federal e o departamento nacional de trânsito (DETRAN), o aplicativo mantém os dados do usuário com o mesmo valor jurídico ao documento de papel.

O interessados podem encontrar o aplicativo  na Google Play Store para smartphones com sistema Android e Apple Store para IOS, lembrando que o aplicativo não necessita de internet.

O aplicativo da CNH Digital é seguro?

Em pleno século XXI e na era da tecnologia, pensar na segurança com os aplicativos utilizados é uma preocupação muito válidas, afinal, o que não falta são golpes aplicados diariamente.

O roubo digital tornou-se algo frequente nos dias atuais, mas o motorista que optar pela CNH digital não precisa se preocupar, pois o aplicativo possui uma blindagem anti-fraude.

Além disso, a mesma CNH só é possível vincular o documento em um smartphone por vez, e para ter acesso ao QR Code é necessário apresentar uma senha de 4 dígitos.

Por fim, caso o smartphone seja perdido ou roubado, é possível solicitar o bloqueio do aplicativo.

Quais as vantagens da CNH-e?

A vantagem principal do aplicativo CNH-e é tornar a vida do motorista mais prática.

Por se tratar de um aplicativo, a CNH digital sp não possui custo para o motorista na maioria dos estados em território Nacional.

O aplicativo funciona armazenando os dados do usuário em um QR Code, desta forma, pode ser acessado por policiais e agentes de trânsito por seus smartphones e tablets.

Mesmo com essa inovação, é importante lembrar que de acordo a lei, a CNH é de porte obrigatório para o motorista enquanto dirige.

Por isso, tenha muito cuidado ao optar somente pelo uso do aplicativo, pois se o smartphone estiver impossibilitado de apresentar o QR Code, seja por falta de internet, bateria ou dano, isso irá acarretar multa ao motorista.

Como aderir à CNH digital?

cnh digital sp

Se você tirou ou renovou a sua habilitação a partir de 2017, seu documento já consta com QR Code e por isso o cadastro é mais simples, basta seguir os passos abaixo:

1. Baixe o aplicativo CDT – carteira digital de trânsito;

2. Cadastre-se no portal de serviços do DENATRAN;

3. Siga até o DETRAN onde o documento físico foi emitido e valide os dados presencialmente;

4. Solicite o código de ativação da CNH digital (O código será enviado para o e-mail)

5. Acesse o aplicativo e registre o código de ativação;

6. Crie uma senha de 4 dígitos.

Se sua habilitação é anterior a 2017, certamente ela ainda não possui o QR Code, mas não se desespere, para isso, basta solicitar um processo de renovação, segunda via ou alteração de dados.

Isso é importante para que seja feito o registro do seu e-mail e telefone.

Em seguida, você deve efetuar o cadastro presencial no DENATRAN e seguir com os outros passos.

CNH ou CNH-e: qual é a melhor?

Você pode utilizar ambos os documentos, não sendo necessário abrir mão de um para o que o outro seja válido.

Basta somente que o motorista tenha certeza que será capaz de mostrar a CNH digital caso opte por usar apenas esse documento.

Vale lembrar que a CNH digital possui a mesma validade da habilitação impressa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *