O que é candidíase?

remedio para candidiase

Candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida, que pode atacar diversas regiões do corpo, como o órgão genital feminins, sendo o mais comum dos casos, mas também podendo se desenvolver na boca, pele, órgão genital masculino, unhas, garganta e corrente sanguínea.

O fungo causador da doença é o CandidaAlbicans, sendo responsável por cerca de 80% dos casos, porém, ele não é o único que pode causar a doença nos seres humanos. Para combater o fungo, os médicos receitam remedio para candidíase.

Tipos de candidíase

Ao todo, são catalogados 4 tipos de candidíase:

Candidíase Vaginal: é a forma mais comum da doença, e acomete as mulheres que estão com o sistema imunológico fragilizado ou com a flora vaginal desequilibrada.

Candidíase Peniana: compara a candidíase vaginal, a candidíase peniana não é tão comum, pode se desenvolver em virtude do sistema imunológico fraco, diabetes ou higiene precária. É importante lembrar que o fato de não ser um tipo tão comum, não diminui a necessidade de tratamento da doença.

Candidíase Oral: esse tipo da doença, é caracterizada pela aparição de aftas na boca, e na dificuldade do paciente em engolir, ataca um variado que vai desde crianças até os idosos. Vale lembrar que adultos também são vítimas, não somente pelo sistema imunológico fraco, mas como também através do contato íntimo sem proteção.

Candidíase de Esôfago: entre os tipos listados, provavelmente seja o mais raro, se desenvolvendo no organismo do paciente em virtude de um sistema imunológico fragilizado. Acomete principalmente vítimas de doenças como Aids e câncer. Também pode ocorrer em idosos e em crianças, porém apenas em crianças que apresentem sistema imunológico debilitado.

Candidíase na Pele: se manifesta na pele do indivíduo, mediante atrito entre peles, causando pequenas lesões que surgem em ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Candidíase Invasiva: nesse tipo de infecção, ela afeta a corrente sanguínea e atacada principalmente pessoas com um sistema imunológico fragilizado, pode ocorrer em bebês recém-nascidos.

Causas da candidíase

O principal causador da candidíase vaginal, se deve ao desequilíbrio do fungo no organismo da mulher, uma vez que ele já existe no organismo da mulher, porém em pequenas quantidades.

Outro fator que pode contribuir para o aparecimento da candidíase, é o ambiente propício para o desenvolvimento dos fungos e bactérias, como ambientes quentes e úmidos. Nesses casos, é comum aparecer a doenças em regiões de dobra de pele.

Por fim, o surgimento da doença também pode se dar ao sistema imunológico debilitado, sendo mais comum em crianças, idosos ou pessoas portadoras de doenças graves como Aids ou câncer.

A relação do sexo e a candidíase

Atualmente, a candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível, desse modo, pessoas que nunca se relacionaram sexualmente também estão suscetíveis à doença.

Em algumas pessoas, em decorrência da fauna genital desequilibrada e um sistema imunológico fragilizado, a candidíase pode se desenvolver após o ato sexual, por isso é preferível que o paciente que sofre com a doença, permaneça em abstinência de sexo durante o tratamento da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *