Atendimentos oferecidos pelo SUS

O Sistema Único de Saúde, ou SUS, como é popularmente conhecido, foi criado com o intuito de oferecer um serviço de saúde grátis e com qualidade a todos os Brasileiros.

O SUS foi criado no ano de 1988 pela constituição federal. Com os dizeres “ A saúde é direito de todos e dever do Estado”, o SUS nasceu.

O SUS é uma parceria entre o ministério da Saúde, Estado e Município. Cada membro é responsável por exercer sua parte na melhoria da saúde pública e no atendimento ao público.

Princípios do SUS

O SUS é regido por três princípios que formam a excelência em seu atendimento. Os princípios são Universalização, Equidade e Integralidade.

  • Universalização é o princípio que garante o atendimento de qualidade a todo o tipo de pessoas, independentemente de sua, cor, sexo ou nacionalidade;
  • Equidade é o princípio que promove o tratamento da desigualdade com a igualdade. Isso significa que o SUS deve tratar todos os desiguais com respeito e dignidade, como é o caso de moradores de rua, por exemplo;
  • Integralidade é atender todas as necessidades que a população possui em termos de saúde.

Como o SUS é organizado hierarquicamente

O SUS é organizado com a responsabilidade de ter suas unidades nos locais mais carentes de atendimento e em lugares com focos epidemiológicos, como nos locais afetados pela dengue, zika e outras doenças.

Apesar de ser uma iniciativa de 3 poderes, o município tem plenos poderes e condições para gerenciar o SUS.

Também temos a participação da população na hora de decidir melhorias importantes. A participação se dá por meio de um conselho popular, mas que quase ninguém sabe que este conselho existe e que pode se candidatar a participar.

Quais são os atendimentos oferecidos pelo SUS

O SUS é um serviço completo e em sua composição há atendimento médico de qualidade, com médicos de diversas especialidades, cirurgias, tratamentos odontológicos, psicologia, partos, e muitos outros tratamentos.

O tratamento de dentista SUS é de graça e realiza reparos dentários, cirurgias necessárias, e alguns outros serviços.

No SUS também é possível encontrar terapias alternativas como a Ioga, massagens, acupuntura, entre outras.

Muitos não sabem, mas há um banco de leite no SUS. O atendimento visa alimentar recém-nascidos e crianças pequenas que ainda amamentam e que suas mães não conseguem produzir leite suficiente.

O SUS também oferece o serviço de prevenção à concepção, o SUS coloca o DIU de cobre nas mulheres que assim desejar. A taxa de eficiência do método é uma das mais altas que existem, mais seguro que muitos outros métodos.

Também é possível encontrar a cirurgia de transição de gênero. Pessoas que desejam mudar de sexo. O Serviço é feito com muita discrição e sem preconceitos.

E para mulheres vítimas de violência física, o SUS oferece a cirurgia de reparação de danos estéticos e reconstrução de membros e partes que foram dilaceradas por violência.

Além destes serviços, o SUS também oferece aplicações de vacinas e retirada de remédios gratuitos mediante apresentação de receita médica.

Procure a unidade do SUS mais próxima de você através do ministério municipal da saúde, em seus sites oficiais. Basta pesquisar no Google os termos: “onde ser atendido pelo SUS na minha cidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *