Gloog  
Respostas · Local · Imagens · Vídeos · Notícias
    
Procurar palavra-chave em:          
Answer Search  


Por que alguns ESPÍRITAS agora fundamentam suas crenças na FÍSICA QUANTICA? Estariam "modernizando" sua crença?


Seria por acaso para dar a ilusão de que seus dogmas espirituais acompanharam a evolução das novas teorias e descobertas científicas ou simplesmente por que sempre tiveram efetivamente a intenção de confundir a sua crença místico-espiritual com o conhecimento científico, como aconteceu no início do ESPIRITISMO com a FÍSICA CLÁSSICA?

Mas, ultimamente a grande novidade que se apresenta é a FÌSICA QUÂNTICA, que em virtude da sua complexidade para o público leigo, facilmente a confundem com religião.

Seria esta também uma grande seara para alguns ESPÍRITAS que tentam provar deseperadamente, mas sempre de modo infundado, sua crença religiosa?
O filme Quem somos nós? (What The Bleep Do We Know? assessorado pelo físico quantico Amit Goswami é um bom exemplo de banalização da própria física quântica que a partir daí passa a ser compreendida pelo senso comum meramente como uma religião.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Amit_Goswami
UMA PEQUENA LUZ, vejo que ficastes magoada com o questionamento sobre ESPIRITISMO e CIÊNCIA, mas isso só vem comprovar o seu dogmatismo e fundamentalismo encontrado em quase todos aqueles que norteiam suas vidas a partir de uma crença místico-religiosa. No entanto, todos nós temos liberdade para acreditar ou não acreditar. Eu estou exercendo a minha liberdade de questionar, afinal de contas aqui cada um tem direito de se expressar livremente, seja misticamente ou através da argumentação desmistificadora.
UMA PEQUENA LUZ, te garanto que O MEU ÓDIO é infamente menor do que A MINHA SENSATEZ.

É a SENSATEZ que permite que UMA PEQUENA LUZ se torne UMA CLARIDADE SOLAR.
  • 03 Abril 2009

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Infelizmente . Os espíritas vem tentando provar sem sucesso algum a crença deles . Vou te dar um exemplo , se um disco voador parasse na terra e descesse pelo menos 10 nações aliens , os espíritas encheriam as livrarias sobre espíritos que vieram a terra de outro planetas .
  • resposta em: 03 Abril 2009

  • aprovada em: 13 Abril 2009

Outras Respostas (6)

  • Infelizmente . Os espíritas vem tentando provar sem sucesso algum a crença deles . Vou te dar um exemplo , se um disco voador parasse na terra e descesse pelo menos 10 nações aliens , os espíritas encheriam as livrarias sobre espíritos que vieram a terra de outro planetas .
    • 03 Abril 2009
  • Recomendo-lhe que leia Amiti Goswami, um físico quântico não espírita que escreve sobre temas abordados no Espiritismo.

    Para começar, leia na web:
    Memória Roda Viva

    12/3/2001
    Físico indiano fala de física quântica buscando dar a ela um tom espiritual, já que considera possível provar cientificamente conceitos religiosos. Defende a idéia de uma consciência cósmica, não-local. Para ele, Deus não é só objeto de religião ou crença, mas também da ciência
    http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/193/Amiti%20Goswami/entrevistados/amit_goswami...

    11/2/2008
    Físico busca construir um heterodoxo e polêmico ponto de união entre a teoria quântica e os fenômenos paranormais
    Goswami fala dos paradigmas da sua nova teoria da consciência quântica.
    http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/193/Amiti%20Goswami/entrevistados/amit_goswami...

    No You Tube: http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/193/Amiti%20Goswami/entrevistados/amit_goswami...

    A seguir, leia as obras de Goswami:

    Pela editora Aleph:
    1) "A Física da Alma: a explicação científica para a reencarnação, a imortalidade e experiências de quase-morte."
    2) "Deus não está morto: evidências científicas de existência divina."
    3) "Criatividade Quântica: como despertar o nosso potencial criativo"

    Por outras editoras:
    4) "O Universo Autoconsciente: como a consciência cria o mundo material", editora Rosa dos Tempos
    5) "A Janela Visionária: um guia para a Iluminação por um físico Quântico", pela editora Cultrix

    P.S.: "...O filme Quem somos nós? (What The Bleep Do We Know? assessorado pelo físico quantico Amit Goswami é um bom exemplo de banalização da própria física quântica que a partir daí passa a ser compreendida pelo senso comum meramente como uma religião..."

    Resp.: talvez vc pudesse discutir sobre "banalização" da Ciência com o reitor da USP, que permite pesquisas sobre temas caros ao Espiritismo como o que postei abaixo:

    PESQUISA ESPÍRITA NA USP ?
    http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/193/Amiti%20Goswami/entrevistados/amit_goswami...

    Dr. Sérgio Felipe de Oliveira (apresentador do Programa ?Universidade do Espírito? , presidente da Associação Médico Espírita de São Paulo)
    http://www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/193/Amiti%20Goswami/entrevistados/amit_goswami...

    Sérgio Felipe de Oliveira é neurocientista, tendo como objeto de seu mestrado no Instituto de Ciências Biomédicas da USP, a investigação da ?Ultra-Estrutura da Glândula Pineal Humana?, com utilização de Microscopia Eletrônica.
    Parte de suas pesquisas foram realizadas na Escola Politécnica da USP, com equipamentos de Micro-Análise, Difração de Raio-X e Microscopia Eletrônica.

    O Dr. Sérgio Felipe procura estudar a relação da glândula pineal e a mediunidade, o processo de intercâmbio mediúnico e o transe, tudo isso aliado a mais rigorosa pesquisa científica apoiado pela USP.

    Paralelamente estuda questões da relação Cérebro-Mente, dentro das hipóteses espiritualistas, admitindo a vida após a morte, a comunicabilidade do mundo espiritual com o mundo biológico e a reencarnação, agregando a Fisiologia e a Biofísica para dar suporte a estas hipóteses.
    Ministrou o curso ?Bases Biofísicas e Epistemológicas da Integração Cérebro-Mente-Corpo-Espírito? por sete anos na Universidade de São Paulo, com mais de 1.200 alunos, dentre estes muitos docentes da USP.
    Deste então, ministra aulas e conferências em Congressos e Universidades do Brasil e no exterior.

    Formação:
    ? Formado em Medicina (1988) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo;
    ? Mestre em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo;
    ? Atua nas áreas de Neurociências, Clínica Médica e Psiquiatria;
    ? Diretor-Clínico do Pineal-Mind Instituto de Saúde;
    ? Neurocientista idealizador e diretor do Projeto Uniespírito. (Universidade Internacional de Ciências do Espírito).

    Atualmente se dedica a implantação do Projeto ?Universidade Internacional de Ciências do Espírito? (Uniespírito). Uma Universidade que tem como objetivo unir a Ciência e Espiritualidade através do conhecimento, ou seja, da Educação.

    É pesquisa Espírita na USP !

    Aproveite também para protestar contra a falta de objetividade científica e "laivos" de misticismo da revista Scientific American Brasil, que em seu número de abril/2009, ed. 83, publica uma "confusa" mistura de conhecimento científico com "crença mistico-espiritual" disfarçada no artigo:

    FÍSICA
    Uma Ameaça Insuspeita à Relatividade Restrita
    Por David Z Albert e Rivka Galchen

    O emaranhamento, como muitos efeitos quânticos, viola algumas de nossas mais profundas intuições sobre o mundo. Ele também pode minar a teoria da relatividade restrita de Einstein."

    A Scientific American tá fazendo um "emaranhamento" muito suspeito com a Física Quântica, tão suspeito quanto as pesquisas espíritas da USP.

    Você tem muito mesmo onde protestar! Bom trabalho de "desmistificação" para vc.
    • 03 Abril 2009
  • Bacana sua teoria, quer dizer que por ter espíritas que querem provar sua crença, o resto dos espíritas segundo tua decisão "draconiana" , São um monte de estúpidos? é isso? mas pensei que teorias fossem apenas idéias que ainda não são confirmadas, mas quanto a descobertas científicas, os espíritas não deveriam ter acesso, é isso?
    Agora me diga, quem é você para fazer tais acusações? você não acha que escrever o que não podes provar é uma covardia? que tipo de caráter é o teu perante você mesmo? quando acordas de manha e vais te olhar no espelho não sentes vergonha de ser tão amargo? se por acaso tiveres alguma coisa que acredites gostarias de que os outros te chamassem de mentiroso e enganador? olha criança, aprende a viver e ser amigo, pois acho que teu problema e que não sabes amar nem tens um amigo de verdade, mas te dou um alerta,
    cuidado com o Ódio, pois ele vai te destruir, e es muito precioso para o Criador mesmo que não acreditas nisso, depõe tuas armas e converte-as em ferramentas para construir, que verás a diferença, se equilibra amigo, para teu próprio beneficio, fique em Paz
    • 03 Abril 2009
  • A Doutrina Espírita é baseada em estudo universal de todas as coisas.
    O Espírito assim como a física não são privilégios de religiões, são fatos e eventos naturais do universo. Ficamos felizes que com o estudo descobrimos que acreditamos em algo que pode ser provado pela ciência.
    A teoria da Inflação Cósmica, por exemplo, prova a existência de varias dimensões, as mesmas que os Espiritas chama de plano espiritual.
    Aguardamos anciosos para quando os ciêntistas anunciarem a prova da existência de Deus. Será uma grande felicidade para a humanidade.
    • 03 Abril 2009
  • O Zeca e o Jason Bourne já deram boas respostas a este mesmo assunto em uma outra pergunta. Dei uma lida no livro "Psi Quântico", do Hernani Guimarães Andrade, e fiquei perplexo ao ver como é que um intelecto formidável é capaz de distorcer raciocínios e conclusões para encaixar um modelo físico-matemático nos "ensinamentos infalíveis" das "entidades superiores" que ele cita naquela obra.
    • 03 Abril 2009
  • Ao contrário de outras crenças, o Espiritismo não é uma Doutrina estática, inérte...A Física Quântica é um estudo novo, onde suas teorias e demonstrações se perfilam, de certa forma, com o Espiritismo. Por issso existe alguma conexão entre ambas. Não é uma questão de estar modernizando, é uma questão de encontrar afinidades, o que é bem diferente!

    K:
    • 04 Abril 2009