Gloog  
Respostas · Local · Imagens · Vídeos · Notícias
    
Procurar palavra-chave em:          
Answer Search  


Consumismo em datas comemorativas?


Ao chegar certas data comemorativas (dia das mãe, pais, namorados, das crianças, páscoa, natal ...), nos deparamos com a mesma cena de sempre. Lojas abarrotadas de pessoas em busca do presente ideal. Mas pq será que as pessoas costumam agraciar outras nestas datas. Será q o mais correto não seria lembrar das pessoas queridas durante o ano todo, e que não fosse através do consumismo, q muitas vezes é exacerbado? Pq as pessoas submetem-se a essas datas capitalistas? Dar presentes, claro, é bom, recebr tb, mas pq seguir essa coisa ditada pelo meio?

Não quero criticar ninguém, apenas gostaria de ver algumas opiniões.
  • 07 Novembro 2008

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Porque há um espaço nas mentes delas, chamado "Espaço Vazio", em que é possível se inserirem comandos sob o pano da propaganda capitalista e se conseguirem grandes efeitos com isto. E tem outra coisa também. Eles têm medo de cacetadas. Diga um esposa para sua mulher: "Este ano não vamos comprar as roupas de Natal".
  • resposta em: 07 Novembro 2008

  • aprovada em: 10 Novembro 2008

Outras Respostas (3)

  • Não vejo com olhos tão ruins essas datas. Pelo menos não agora.
    Eu creio que o mercado será sempre tão impiedoso, então cabe a nós escolhermos tornar essas datas menos materialistas.
    É bom aproveitá-las para ficar perto de nossa família, nossos amigos, as pessoas que amamos...
    Também devemos estimular nas crianças a vontade de aproveitar essas datas com o coração, não com o bolso.

    Abraços!
    • 07 Novembro 2008
  • Muitas pessoas (felizmente nem todas), seguem modelos, estereótipos, porque sentem que com esse comportamento estão a contribuir para alguma coisa que é útil. O seguidismo de alguns setores da sociedade chega a ser chocante. O consumismo em datas de elite é um desses sinais e por mais incrível é que arrasta cada vez mais adeptos. Pessoalmente, porque detesto confusão não alinho nesses comportamentos. É claro que muitos dos meus presentes os ofereço por altura do Natal, principalmente a crianças porque a tradição é que o Papai Noel é quem dá ou oferece.
    • 07 Novembro 2008
  • Porque há um espaço nas mentes delas, chamado "Espaço Vazio", em que é possível se inserirem comandos sob o pano da propaganda capitalista e se conseguirem grandes efeitos com isto. E tem outra coisa também. Eles têm medo de cacetadas. Diga um esposa para sua mulher: "Este ano não vamos comprar as roupas de Natal".
    • 07 Novembro 2008