Gloog  
Respostas · Local · Imagens · Vídeos · Notícias
    
Procurar palavra-chave em:          
Answer Search  


Quais são as relações entre a Copa do Mundo de 1970 e o governo Médici?


Gostaria de saber se o governo teve alguma influência na seleção (como a escolha de algum jogador, técnico...), se a conquista do título pelo Brasil foi usada de alguma forma a favor do governo e qualquer outra coisa que entre na relação Governo Copa do Mundo.
Se puderem me passar algum link com matéria/reportagem mais completa falando desse assunto seria melhor ainda.

  • 23 Outubro 2008

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

  • resposta em: 23 Outubro 2008

  • aprovada em: 27 Outubro 2008

Outras Respostas (4)

  • Você já ouviu falar no Jornalista João Saldanha ? Ele quem era o técnico da seleção Brasileira em 1970. Contudo, o Presidente da época chamado Médici disse que gostaria de ter o jogador Dadá Maravilha (aquele mesmo, o Dario peito de aço, que para no ar como beija-flôr e helicópitero) jogando na seleção. Então, o João sem medo disse que ele não se metia em assuntos dos ministérios do Médice e pediu para que o Médici não interferisse nos assuntos da seleção.
    Claro que a época do regime militar, a palavra democracia não existia. Sai João Saldanha entra Zagalo, que fez algumas modificações na equipe, como colocar o tostão, Pelé, Rivelino e Gérson jogando no mesmo meio campo, numa época em que os esquemas não eram tão flutuantes como hoje.
    • 23 Outubro 2008
  • Bom, conheço algumas histórias da seleção de 70:
    1)O técnico da seleção até as vesperas da Copa de 70 era João Saldanha. Ele foi substituído por Zagalo, pelo governo Médici;
    2)A convocação do jogador Dádá Maravilha também foi uma determinação do governo;
    3)Quem mandava e escalava a seleção durante a Copa, não era o técnico Zagalo e sim alguns jogadores. Entre eles, Gerson e Carlos Alberto Torres. O Rivelino pra jogar teve que dar uma de ponta-esquerda, sem contar as noitadas antes dos jogos.
    • 23 Outubro 2008
  • E vi um documentário que falava o seguinte: Enquanto o Povo Brasileiro cantava a música tema da Seleção Brasileira, e torcia pelas maravilhosas jogadas de Pelé e Cia, os opositores ao regime militar, eram seqüestrados de suas residências, torturados e alguns até mortos, nos porões da ditadura. Tudo isso para que o regime ditatorial, se fizesse presente!! Bons tempos, hein?
    • 23 Outubro 2008