1) Consulte seu ginecologista ou urologista. Essas bolinhas e coceira é fácil tratar, e como acontece no casal, vc usará um creme vaginal indicado pelo médico (não deverá ter relações durante o tratamento) e, tomará um comprimido, seu esposo também será tratado tomando um comprimido também.
Quanto a infecção urinária, termine o tratamento para depois ter relação sexual.
2) Dicas e conceitos:
- A Infecção do trato urinário é mais comum entre as mulheres, pois na mulher, a saída da uretra é bem próxima à entrada da vagina, onde sabe-se que a mulher abriga diversos microorganismos que compõem a flora vaginal. Além disso, os hábitos de higiene após o uso do toalete, como a passagem do papel higiênico em direção ânus-vagina, favorece o transporte de microorganismos intestinais até a vulva. Outro fator importante é que a uretra feminina é bem menor que a masculina, o que favorece o caminho das bactérias desde a entrada da uretra até a bexiga.
- A infecção urinária pode passar do homem para a mulher, assim, o homem tem que manter a higiene do pênis.
- A infecção urinária ocorre principalmente quando os microorganismos, na maioria dos casos bactérias, "sobem" pela uretra e atingem a bexiga, os ureteres e os rins. A bactéria que mais comumente causa a infecção é chamada Escherichia coli, e faz parte da flora intestinal normal. Assim, podemos perceber a importância de hábitos de higiene adequados para a prevenção das infecções urinárias.
- Normalmente, a urina não apresenta nenhum microorganismo. A presença de qualquer microorganismo na urina pode levar ao desenvolvimento de infecções.
- Um fator de extrema importância no desenvolvimento da infecção urinária é a estase urinária. Isso acontece quando há uma dificuldade de esvaziamento da bexiga, e a urina fica acumulada por muito tempo. Isso favorece a proliferação de bactérias na urina, levando ao desenvolvimento de infecção.
- Alguns fatores aumentam a chance de desenvolvimento de infecção urinária, por facilitarem a proliferação das bactérias e o acesso das mesmas ao sistema urinário. São eles:
- Sexo feminino;
- Gravidez: há uma diminuição das defesas da mulher; além disso, durante a gestação há um aumento da progesterona (um dos hormônios femininos), o que causa um relaxamento maior da bexiga e favorece a estase urinária;
- Hábitos de higiene inadequados;
- Diabetes;
- Climatério: as alterações do organismo da mulher favorecem o desenvolvimento de ITU;
- Obstrução urinária: qualquer fator que impeça o fluxo constante de urina, como aumento da próstata, defeitos congênitos, cálculos urinários ("pedra nos rins"), tumores;
- Corpos estranhos: a inserção de corpos estranhos pode carregar as bactérias para o sistema urinário e servir como local de aderência e proliferação, como sondas;
- Doenças neurológicas: interferem com os mecanismos de esvaziamento da bexiga, favorecendo a estase de urina;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Infecções ginecológicas.
bjs