Gloog  
Respostas · Local · Imagens · Vídeos · Notícias
    
Procurar palavra-chave em:          
Answer Search  


quais São as três leis de Newton?



  • 29 Outubro 2006

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele

a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida

toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas
  • resposta em: 29 Outubro 2006

  • aprovada em: 07 Novembro 2006

Outras Respostas (8)

  • Inércia(1ª) - Força(2ª) - Ação e Reação(3ª).
    • 29 Outubro 2006
  • Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele

    a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida

    toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas
    • 29 Outubro 2006
  • lei da inércia.
    lei da forca.
    lei da ação e reação.
    Falowww.
    • 29 Outubro 2006
  • Lei da Inércia
    Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.

    Lei F=m.a
    A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção da linha reta na qual aquela força é imprimida.

    Lei da ação-reação
    A toda ação há sempre oposta uma reação igual, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas.
    • 29 Outubro 2006
  • LEIS DE NEWTON

    5.1 Introdução

    Passaremos à parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos e a causas que os originam, chamada Dinâmica. Há três princípios fundamentais, conhecidos como Leis de Newton, que enunciaremos a seguir:


    Princípio da Inércia (1ª Lei de Newton)
    Todo corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento;
    Princípio Fundamental da Dinâmica (2ª Lei de Newton)
    A força resultante que age em um ponto material é igual ao produto da massa desse corpo pela sua aceleração

    (5.1)


    e considerando FR como sendo o somatório de todas as forças que agem no corpo, (5.1) poderá ser escrita na forma



    Princípio da Ação e Reação (3ª Lei de Newton)
    Quando um corpo A exerce uma força FAB no corpo B, este exerce imediatamente uma força FBA em A de mesmo módulo, mesma direção e sentido contrário

    (5.2)


    5.2 Forças em Plano Horizontal Liso (uma massa)

    Considere um corpo A de massa m sendo puxado por uma força horizontal F, imprimindo ao corpo uma aceleração de acordo com a 2ª Lei de Newton dado por (5.1). Como esta é uma equação vetorial podemos decompô-la segundo os eixos vertical e horizontal, fazendo o somatório de todas as forças que agem na direção x e o somatório de todas as forças que agem na direção y da seguinte maneira:



    Componente da força resultante na direção x (Fx)
    Sendo F uma força horizontal de módulo F, não apresenta componente vertical de modo que Fx = F e escreve-se então Fx = max. Como o movimento se processa apenas numa direção (eixo dos x), o módulo da aceleração na direção do movimento ax será apenas conhecido por a.
    Componente da força resultante na direção y (Fy)
    As forças que atuam na vertical são o peso do corpo A dado por P = mg (força de atração da Terra sobre o corpo) e também a força normal N (reação do plano que suporta o corpo). Como o movimento não ocorre na direção y, a aceleração é nula, da mesma forma, também é nula a componente de F na direção vertical.

    A partir das considerações acima, as equações para o somatório das forças resultantes segundo cada eixo são:



    de 1, obtém-se a aceleração do corpo
    (5.3)


    e a partir de 2, a força normal tem intensidade igual ao peso

    (5.4)

    Como seriam as equações para a aceleração e para a força normal quando uma força externa for aplicada formando uma ângulo com a horizontal? A força F tem componentes segundo os eixos x e y, imprimindo uma aceleração horizontal a e como o bloco está em contato com o plano não há movimento vertical, portanto, a componente da aceleração na direção y, ay será nula. De acordo com (5.1)




    de 3, obtém-se a aceleração do corpo

    (5.5)


    e a partir de 4, a força normal
    (5.6)


    Obs.: As equações (5.5) e (5.6) transformam-se nas equações (5.3) e (5.4) para um ângulo = 0.

    ajudei. ok.
    • 29 Outubro 2006
  • Primeira Lei de Newton - ou Princípio da Inércia
    A partir das idéias de inércia de Galileu, Isaac Newton enunciou sua Primeira Lei com as palavras:
    "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas a ele."
    No entanto, o verdadeiro potencial da primeira lei aparece no quando se envolve o problema dos referenciais. Numa reformulação mais precisa:
    "Se um corpo está em equilíbrio, isto é, a resultante das forças que agem sobre ele é nula, é possível encontrar ao menos um referencial, denominado inercial, para o qual este corpo está em repouso ou em movimento retilíneo uniforme"
    Segunda Lei de Newton - ou Princípio Fundamental da dinâmica.
    Consiste em que todo corpo em repouso precisa de uma força para se movimentar e todo corpo em movimento precisa de uma força para parar. O corpo adquire a velocidade e sentido de acordo com a força aplicada. Ou seja, quanto mais intensa for a força resultante, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
    A Terceira Lei de Newton também é conhecida como Lei da Ação e Reação.
    Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto à força que A aplicou em B.
    As forças de ação e reação têm as seguintes características:
    * estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos;
    * têm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome ("de contato" ou "de campo");
    • 29 Outubro 2006
  • newton é algum livro de leis e diretrizes?
    • 29 Outubro 2006
  • Ja falaram...tudo....
    • 29 Outubro 2006